segunda-feira, 26 de julho de 2010

Guernica

As pessoas discutem um tema que me chama muito a atenção: o famoso quadro Guernica de Pablo Picasso... Guernica pra quem não sabe, é o nome de uma cidadezinha espanhola, localiza-se a nordeste de Bilbau, na província de Biscaia.

Pra comprender a obra é preciso voltar no tempo e cair em 26 de abril de 1937, quando apoiado pelos alemães (com a forca de Hitler) o general Francisco Franco bombardeou a pequena cidade, através daquele famoso ataque: o Blitzkrieg, que consistia em:

- Numa madrugada selecionada por Hitler e seus generais, a Luftwaffe (força aérea alemã. No caso da Espanha: a Legião Condor) seguia em direção ao local escolhido para a atrocidade, carregando toneladas de bombas que seriam despejadas sobre o local, sem dó nem piedade.

- Na manhã seguinte, Com ordem nazista, chegavam ao local bombardeado as divisões Phanzer (os blindados) que terminavam de acabar com a cidade..

- Em seguida, o terceiro passo: o exército de Adolph Hitler seguia em direção ao local para supostamente coloniza.

A espanha viva um contexto de instabilidade interna, a Guerra Civil espanhola, assolava o país. O lado vitorioso foi o setor do exército (liderado pelo General Francisco Franco).

O blitzkrieg utilizado na Espanha, foi na verdade um teste dos novos armamentos nazistas. O fuher do III Reich, resolveu apoiar o exército espanhol nessa batalha. Se não fosse Hitler, talvez Franco não teria vencido com louvor, como foi.

O interessante ao meu ver, não é a batalha, mas sim a pintura. Picasso traz em sua obra símbolos que a princípio, sem uma análise muito profunda não se pode enxergar. Em Guernica pode-se ver o anarquismo, o iluminismo, a figura do homem e da mulher retratada no animal (o homem a figura viril do touro e a mulher o Delgado cavalo) que ainda sim, misturam suas característica. Uma pessoa olha para cima, com cara de desespero e com um grito,deveras calado, pois não só na obra, mas na real mesmo, o tempo que os espanhóis tinham, era o de olhar pra cima, ver a legiao condor derramar as toneladas de bombas e sentir a morte chegar. O pintor se mostra muito ofendido ao idealizar a obra, imagino eu.


domingo, 25 de julho de 2010

Já que a pauta é a corrida presidencial...


Puta Sacanagem Do Brasileiro
que Pra Variar rouba
sempre Pensando em Tirar
o Pequeno SOL do tintureiro

Puta Merda Do Brasileiro
que Posta Calúnias do próprio Bem
Pensando Varias vezes
em deixar o coitado sem.

Puta Vagabundagem
Puta Lerdeza
Puta Sacanagem Companheiro
Puta Corrupção

E cadê o brasileiro?
Quem é o honesto?
O pobre marceneiro?
Ou o candidato que grita: 'protesto' ?

CARTA DIRECIONADA AO LEITOR *-*

Caríssimo amigo...
Confesso ter um certo fascínio por pessoas que realmente conseguem e tem inspiração para vir a um website e postar mil coisas assim. Por exemplo, o Blog da Lys: http://lysvillela.blogspot.com/ que eu recomendo..
Enfim, vou deixar tudo muito claro.. Não espero ter muitas pessoas lendo o meu blog.. você pode até achar pessimismo mas é que nem todo mundo tem paciência para ler epifanias de um jovem de 16 anos de idade.. E ah eu ainda estou aprendendo a mexer com isso.. Logo, quero desculpar-me desde já, será um começo atribulado, mas prometo tentar agradar a todos vocês.. Let's do it guys :D

Relacionamentos...


Esse assunto será pauta de muitos outros textos.. Eu gostaria muito de ser phD em amor, um assunto um tanto quanto conflitante. Mas eu sei que posso viver o quanto for, que eu nunca vou saber os mistérios que esse sentimento traz consigo..

Findar... Dar fim a algo ou alguém, que por algum motivo demonstrou não valer a pena (um carma) sem cometer algum crime com intenção de matar. É o que eu chamo de esquecer...
Como dizia o poeta: ' Te perdôo, por te trair'. Na minha leiga interpretação, perdoar a quem você traiu só traz uma resposta: O traído deixou por algum motivo a desejar na relação. O inverso e tecnicamente correto seria o ideal. O traído perdoa o traidor, porém hoje em dia nao é a teoria mais plausível...
Certo, vamos voltar ao Éden, que segundo o surgimento divino, é onde se propagou a primeira traição. Eva (o anjo endiabrado: denominação que cabe a toda mulher) persuadiu Adão a junto dela, experimentar o fruto proibido. Porém a maçã é uma fruta tão boa, assim como trair para alguns é ótimo. (entende a idéia?). Nesse ponto eu confesso ter encontrado uma certa intertextualidade, uma justificativa... A maçã (vista como traição) é gostosa. BINGO! A primeira traição é o motivo pelo qual casais hoje se desfazem facilmente.
Se um dia eu trair, quero que seja uma beata, e quando ela vier me questionar, direi: ' Amorzinho, segui os preceitos divinos'. E mais interessante ainda nessa epifania é que como eu traí seguindo a palavra de Deus, ela deve seguir o santíssimo, assim como eu, e me perdoar. Assim como este o faz com todos os seus filhos arrependidos....