
Partidos ultranacionalistas começaram a surgir, um deles era o famoso Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, vulgo, Partido Nazista. As eleições
presidenciais de 1925 foram vencidas pelo velho Von Hindenburg, que com a ajuda dos EUA conseguiu fazer com que a economia do país voltasse a crescer. Em 1929 a crise que assolava o mundo fez com que os germânicos caíssem novamente. Para se ter uma ideia a Alemanha em 1932 tinha mais de 6 milhões de desempregados. A população alemã, passara por uma epoca de tristesa, e o chefe do Partido Nazista (Adolf Hitler) através de promessas de transformar a Alemanha em um país rico e poderoso soube como tirar proveito desse momento sensível. Assim, nas eleições parlamentares de 1932 o Partido Nazista obeteve mais de 38% dos votos (230 deputados) mais do que qualquer outro partido. Valendo-se disso, os nazistas passaram a pressionar o presidente que concedeu a Hitler o cargo de primeiro ministro, chanceler ou chefe de governo. Depois de tomar a confiança do povo e a autoridade da legislação, Hitler dissolveu todos os partidos com exceção do Partido Nazista. Em 1934 Hindenburg faleceu e Hitler se auto intitulou FUHRER (guia, condutor) da Alemanha. Fortalecido, começou a fazer o que diga-se de passagem o que fazia de melhor, seduzir a população. Como? Através de propagandas que continham mensagens subliminares. As propagandas eram dirigidas por Joseph Goebbles (doutor em Humanidades e responsável pelo Ministério da educação do Povo e da Propaganda). Esse orgão do governo, era responsável por manter a ordem (CENSURAR) tudo aquilo que fosse contra ao governo Nazista e também responsável por produzir por exemplo hintos, discursos, símbolos, saudações e palavras de ordem nazista. A parte de segurança (violência policial) esteve sob o commando de Heinrich Himmler, um racista extremado que se utilizava da SS (tropa de elite_, das SA (tropas de choque) e da Gestapo (polícia secreta de Estado) para prender, torturar e dizimar inimigos do nazismo. No plano econômico, estimulou-se o crescimento da agricultura, da indústria de base e, sobretudo, a INDÚSTRIA BÉLICA. Com isso, o desemprego diminuiu, o regime ganhou novos adeptos e a Alemanha voltou a se equipar novamente, ignorando os termos do Tratado de Versalhes.
**Curiosidade: Hitler, em 1929 recebeu a visita de Henry Ford, um grande empresário da época que seu sobrenome fala por si só FORD. E influenciou Hitler a investir em automóveis, Criou-se então na Alemanha um fundo que todo o mês retirava automaticamente (mesmo quem não quisesse) uma parcela do salário de cada Alemão para que fosse guardado, e quando esse dinheiro alcançasse o valor pago por um automóvel, o governo encaminhava o carro ao respectivo Alemão. No começo o plano funcionou como estava no papel, mais tarde Hitler impaciente direcionou o ‘fundo alemão do automóvel’ para investir na indústria bélica.
(...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário